quarta-feira, 12 de maio de 2010

ACTIVIDADE 2-IDENTIDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA

Neste trabalho focalizamo-nos na identificação das características do processo de construção de identidade na adolescência. Para isso, iniciamos o trabalho pela leitura individual e elaboração de uma síntese dos seguintes textos:

Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.

Seguiu-se um debate, moderado pela professora, no fórum do Moodle. Neste debate, foram levantadas muitas questões sobre o processo de construção da identidade adolescente. Discutimos, sobre o que é a adolescência, quando é que esta inicia e quando termina, qual a importância do grupo de pares e da família, mas também, temas mais recentes como as diferentes noções de vida privada e de segurança no uso da Web (neste caso mais focalizado nos blogs). Saliento uma discussão interessante sobre se será mais agradável viver na era pré ou pós net.
Da análise dos textos e do debate que se seguiu, podemos concluir que os adolescentes têm uma grande ligação com as novas tecnologias, o que leva a que vivam o processo de construção identitária da adolescência em contextos bastante distintos dos vividos pelas gerações anteriores. Mesmo assim, parece que, tal como sempre foi descrito pela literatura da psicologia, estes continuam a viver as alegrias e as angustias típicas desta fase da vida, sendo agora a forma de comunicação (quer por parte emissor, quer do receptor) completamente díspar do que acontecia no período pré massificação da internet.
Pessoalmente, senti alguma dificuldade na realização deste trabalho. Uma dessas dificuldades deveu-se ao facto de já conhecer a obra de Erikson, mas não ser propriamente um adepto desta visão, quase hierárquica, de sequências de estádios de desenvolvimento. Apesar de não ser já uma teoria psicanalítica, Erikson ainda vê o desenvolvimento numa óptica do Self (apesar de ser um self já em contacto com o outro). Pessoalmente, considero que o Self depende mais das práticas discursivas através das quais os sujeitos (neste caso os adolescentes) dão sentido ao seu mundo e aos seus comportamentos, sendo o Self uma construção social.
Outro factor que me dificultou este trabalho, foi um dos textos ser focalizado num recurso, que penso se relacionar pouco com os adolescentes actuais – o blog. Considero que o blog é um recurso de transição entre a Web 1.0 para a Web 2.0, que já pouco significado tem para os actuais Nativos Digitais. Parece-me que as potencialidades das actuais Redes Sociais têm levado a que cada vez menos adolescentes criem blogs.
Apesar destas dificuldades, este trabalho ajudou-me a ter uma nova visão sobre a construção da identidade nos Nativos Digitais, nomeadamente verificar que muitas das teorias clássicas da psicologia do desenvolvimento criadas num contexto pré massificação das TIC, se adaptam (umas melhor do que outras) ao novo mundo digital.
Para mim também foi deveras importante a análise que se fez sobre a nova linguagem - Netspeak. Não posso deixar de destacar o fabuloso vídeo proposto pela colega Luísa, relacionado com esta nova linguagem típica de uso na Net - PROJECTO TORGA EM SMS:

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