Este trabalho foi aquele que até agora mais me motivou nesta unidade curricular e em que senti que adquiri mais conhecimentos.
1ª Parte
Inicialmente, cada grupo teve de trabalhar um texto e nós decidimos escolher o seguinte:
"Why Youth Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life" de danah boyd
Tendo resultado num resumo (para ver basta carregar na imagem)
Este trabalho ajudou-me a compreender melhor a utilização das redes sociais por parte dos adolescentes. Entender a forma como os jovens utilizam as redes sociais, não é uma questão de curiosidade, nem de tentativa de controlar os comportamentos destes, mas é acima de tudo, uma forma de avaliar como se pode potenciar estratégias, para que os educadores consigam convenientemente, não policiar, mas guiar os jovens nesse contexto virtual. Este trabalho permitiu-me tomar consciência sobre a história e a evolução das várias redes sociais. A investigação para este trabalho, permitiu-me também, conhecer os estudos de danah boyd, autora que comecei a seguir com bastante atenção. O único que para mim foi frustrante nesta parte do trabalho, foi não ter encontrado quase nenhuns dados sobre investigações que se tenham debruçado sobre a utilização das redes sociais por parte dos adolescentes portugueses.
2ª Parte
Seguidamente, analisamos os vários resumos criados pelos outros grupos.
Textos que foram resumidos pelos outros grupos:
Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected:
143-164.
Weber, S.; Mitchell, C. (2008). Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies. In Youth, Identity, and Digital Media: 25-47.
Goldman, S.; Booker, A., & McDermott, M. (2008). Mixing the Digital, Social, and Cultural: Learning, Identity, and Agency in Youth Participation. In Youth, Identity, and Digital Media: 185-206.
Depois da análise, foram realizados debates no fórum que possibilitaram a troca de ideias e a aquisição de novas informações e conhecimentos. Destaco aqui as avaliações e críticas feitas pelos outros colegas ao nosso resumo. Existe um conjunto de conhecimento que adquiri quer nas participações que fiz no forúm sobre esses resumos, quer das realizadas pelos outros colegas. Destaco aqui só algumas: a noção do que é o backchannel e como se pode utilizar em contexto de sala de aula; o trabalho realizado pelo Global Action Project ; alguns argumentos para me convencer sobre as possíveis potencialidades que os blogs, nomeadamente compreender como os jovens os usam em meio académico; a noção de “absent presence” proposta por Kenneth J.Gergen ; entre muitos outros novos conhecimentos …
O único que posso apontar a esta segunda fase do trabalho, foi o tempo limitado que tivemos para efectuar estes debates no fórum: sobre tão rico material, ficou tanto por dizer.
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